biablack - exposição - tarsila em casa

Exposição
Tarsila em Casa

"Na verdade, o mais importante como mulher, mãe e artista é buscar nas obras de Tarsila do Amaral a visão humana e real do mundo que a cercava, que cerca o artista que nele interfere e o modifica."

Criada em 2005, minha obra conceitual, Ama de Leite, onde um seio feminino construído em tecido marrom despenca na intransigente força da gravidade, remete ao quadro A Negra, de Tarsila do Amaral. Originalmente, a obra foi exposta em São Paulo num evento alusivo ao centenário da artista e atualmente integra o acervo do Museu de Arte e Cultura de Capivari, cidade natal da artista. Ama de Leite agora ganha destaque novamente durante a exposição "Tarsila em Casa – Desenhos e Gravuras" que acontece em Capivari.
A tela A Negra, de 1923, precedeu o "Manifesto Antropofágico" e o Modernismo, movimento artístico que propunha uma arte tipicamente brasileira. É uma referência à infância de Tarsila e às histórias que ouvia quando criança.
"Segundo um depoimento da própria artista, a imagem desta negra é fruto das histórias contadas pelas mucamas da fazenda em sua infância. Falavam de coisas que impressionaram a menina Tarsila, como o caso das escravas dedicadas a trabalhar nas plantações de café, e que impedidas de suspender o trabalho, amarravam pedrinhas nos bicos dos seios, para que estes, desta forma alongados, pudessem ser colocados por sobre os ombros, a fim de poder amamentar seus filhos, que carregavam as costas."
Evidente que o relato acima não passa de improvável e inverossímel folclore sobre a escravidão. Nenhum pintor, artista europeu que visitou o Brasil e registrou a sociedade colonial da época o documentou. Mesmo cientificamente é uma coisa absurda. Um seio não é um cachecol, que pode ser dado voltas ao redor do pescoço e ainda jogado pelas costas. Um seio jamais funcionaria dessa forma, ainda mais se fosse para ter os filhos atados às costas para alimentá-los... Seria mais facil atá-los à frente.
Outra explicação para o quadro, que me parece mais lógica, ilustra mais seriamente como eram as condições sociais e humanas da vida dessas mulheres:
" Essa negra de seios grandes fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro e as negras, geralmente filhas de escravos, eram as amas-secas: espécies de babás que cuidavam das crianças".
Na interpretação da tela de Tarsila, através das pernas cruzadas da negra, é possível entender que a mesma possa estar se protegendo contra a agressão física de seus senhores, ou contra o abuso sexual que sofria dentro da casa grande. Era comum os senhores engravidarem as mucamas na mesma época que engravidavam suas esposas, para que elas amamentassem seus filhos. A figura, portanto, denunciaria a condição dos negros na sociedade da época. O enorme seio sugere ser a mulher uma "ama-de-leite", que muitas vezes tinha o próprio filho vendido para que pudesse amamentar o filho e/ou filha do seu dono. As pernas cruzadas sugerem a mulher se protegendo, fechada ao sexo, visto que as "mucamas", muitas vezes, tinham de "servir" aos seus "donos".
Na verdade, o mais importante como mulher, mãe e artista é buscar nas obras de Tarsila do Amaral a visão humana e real do mundo que a cercava, que cerca o artista, que nele interfere e o modifica.

Local: Museu de Arte e Cultura de Capivari, Praça José Zuza s/n - Tel: 19-34925281 , Capivari, SP.
email: museucmh@capivari.sp.gor.br
Abertura: 22 de junho, às 20 h
Período: entre 22 a 26 de junho de 2012
Horário para visitação: 10 às 16 h.