biablack - salão de outono

Exposição
X Espaço Cultural Tecnologia e Arte da Fatec-SP – 2018 - “Ser ou não Ser” um momento recôndito “Um convite para o desfrutar”
 

 

Como atividade associada, ao Congresso de Tecnologia da Fatec-SP, o Espaço Cultural Tecnologia e Arte uma vez mais reúne artistas visuais que utilizam técnicas distintas e que muito têm a enriquecer o repertório dos observadores, e permitir-lhes momentos de desfrute em nossa Instituição. Este ano, em sua 10ª edição, os artistas que apresentarão suas obras são:

biablack - Cleusa Rossetto - Humber Furlan - Juliane Mai - Marcio Faria

Numa sociedade moderna, num mundo em constante alteração, onde quase a totalidade dos serviços e grande parte dos produtos são informatizados, acabamos nos tornando dependentes de várias tecnologias, num embuste sociopolítico e econômico a todo custo, forçando a barra por mais empregos e no aumento da balança comercial que resultou numa industrialização bastante agressiva. Para complicar mais um pouco, as leis e medidas de proteção ambiental não são eficientes e o Planeta, sofre. O Mundo sofre! O Mundo não é somente um conjunto de coisas, como também de ações. Uma gama de domínios, que abriga a todas as áreas e feitos. “Um mundo muito mais agitado e corrido”. O “ser humano contemporâneo”, incapaz de contemplar ou tomar conhecimento do que cotidianamente faz de suas vidas, como grande responsável por tudo isto, é também sua própria e grande vítima. Vive o mal estar da pós-modernidade e do pós-humanismo. Com exceção aos imperialistas, começa a se por tudo em check, abrindo uma discussão, nem sempre amigável, resultando em tensões de todo tipo. O mundo está exigindo mais respeito! Também nos lembrando de que precisamos nos esforçar para mantermos a saúde física e mental.
O objetivo desta Exposição, além do contexto de manifesto e difusão da cultura, visa ainda permitir um momento recôndito “Um convite para o desfrutar”. Devemos surpreender, maravilhar, emocionar, dar uma sacudida na alma e mais ainda dar um caráter às relações humanas com a natureza.
Se adentrarmos numa filosofia estética, ao se parar para observar um rio, uma montanha..., ou mesmo ir mais além do que normalmente nos cerca, isto nos permite praticar o encontro entre a matéria e o espírito, um chamamento para o despertar de nossa consciência, conectar a “PESSOA” a seu “EU”. Praticar a imanência e iniciar essa busca. Sair de uma conduta massificada e conduzida pelas mídias e tornar-se um Ser consciente e responsável pelos seus atos; Ser sustentável; Ser feliz,... enfim, Ser integrante da natureza como um todo e saber respeitá-la. “Ser ou não Ser?”

 

 
X Espaço Cultural Tec. e Arte da Fatec- 2018 - “Ser ou não Ser”
Local: Sala Verde
endereço: Av. Tiradentes, 615 - bloco A - Térreo - bairro Luz - Capital
data: 11 a 24 de outubro de 2018